O que fazer quando o aluno TGD tem um comportamento muito agitado?

O diretor da escola ou coordenador pedagógico juntamente com o profissional de AEE ou com a agente de educação especial da CRE e/ou Equipe de Acompanhmamento IHA precisa verificar se o planejamento de aula contempla atividades mais livres em que a criança ou jovem se libere das exigências de ficar sentado mesclados com momentos de atividades dirigidas ou de maior autoregulação exigidas.

Cabe a toda comunidade escolar oferecer oportunidades de participação em Educação Física, Teatro, Artes e outros projetos em que o aluno possa se expressar de variadas formas e que auxiliem na regulação do comportamento, tendo a parceria de mais professores envolvidos, não só do professor de turma.

Diante de um comportamento mais ativo ou diferenciado do aluno TGD, a ponto do comportamento parecer bastante alterado em comparação com os demais, também cabe a solicitação do estagiário para auxílio ao aluno e ao professor.

O que faz o estagiário? Posso solicitar estagiário para o aluno com autismo (TGD)?

O estagiário possui as seguintes atribuições:

1) Observação e apoio em atividades na sala de aula;

2) Observação e apoio em atividades fora da sala de aula, dentro do espaço escolar (aulas de educação física no pátio, atividades na sala de leitura e de informática, brincadeiras no recreio);

3) Observação e apoio em eventos e passeios dentro do horário escolar sob a supervisão de professor regente e/ou coordenador pedagógico;

4) Colaboração no planejamento e na execução de projetos que auxiliem o aluno com deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento em práticas escolares e na convivência com os colegas e professores.

5) Produção de material de apoio pedagógico com orientação do AEE e/ou do professor de turma comum.

6) Auxílio em hábitos diários como ida ao banheiro e auxílio em refeições, caso seja decidido pela escola e pela família, a necessidade desse apoio direcionado ao aluno e acordado por todos o envolvimento do estagiário nas referidas atividades.

Na ausência do estagiário outro profissional da escola pode se disponibilizar ao oferecimento de apoio ao professor (sem prescindir de planejamento para independência de vida quando houver possibilidade de autonomia).

A escola poderá solicitar o estagiário para o aluno TGD. As Equipes de Acompanhamento IHA em parceria com as GED/CRE atualizam anualmente a previsão de alunos que demandam acompanhamento de estagiários.

O diretor da escola de Classe Comum ou o professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) podem enviar a solicitação para a CRE, preferencialmente, acompanhada de relatório sobre o aluno.

Os casos são permanentemente discutidos pela Equipe de Acompanhamento IHA, Agentes de Educação Especial (CRE) e Atendimento Educacional Especializado (AEE) para que seja revisada a necessidade do estagiário. O objetivo não é gerar a dependência, mas alavancar a autonomia na medida das possibilidades do aluno.

Orientações gerais sobre o trabalho (no sentido de cuidado) junto aos alunos com TGD.
Este comunicado em forma de orientação foi escrito pela equipe do Específico de TGD em parceria com a Saúde.

 


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