O que é LIBRAS? Qual a Legislação da LIBRAS?

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foi reconhecida oficialmente como a língua das comunidades surdas em nosso país, na Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002.  E posteriormente foi regulamentada no Decreto-lei nº 5.626 de 22 e dezembro de 2005; que aborda a importância de incluir a LIBRAS no currículo de formação de professores, como disciplina nas demais licenciaturas, na oferta de intérpretes de LIBRAS, no acesso à educação bilingue aos alunos surdos na Educação Básica (LIBRAS-Português), etc.

Onde aprender LIBRAS?

CIACS (Centro de Integração e Cultura Surda) – Rua 19 de Fevereiro, nº 163 Botafogo  email: ciacsrj@gmail.com

FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos) – Rua Santa Sofia, nº 139 – Tijuca. Telefax: 2567-4800 site: www.feneis.org.br email: celesrj@feneis.org.br

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Divisão de Estudos e Pesquisas – Rua das Laranjeiras, nº 232, 3º andar, sala 313. Laranjeiras. Rio de Janeiro. Telefones:  (21) 2285-7546 – Ramal 141 ou (21) 3826-2139  Site do Curso de LIBRAS: http://www.ines.gov.br Correio eletrônico:  dfcrh@ines.gov.br

FEISI- Nilópolis (Federação Inclusiva de Surdos e Interpretes) – Tel: 3762-9029            site: www.feisi.com.br blog: http://feisibrasil.blogspot.com Email: feisi.rj@hotmail.com

CELSB (Centro de Estudos de Língua de Sinais Brasileira) – Tel contato: 3658-0377  Rua Mariano Sendra dos Santos, nº 40  sala 406 – 4º andar – CEP: 25010-080 Centro Duque de Caxias-RJ.  Email: celsb.caxias@gmail.com

Templos religiosos protestantes, católicos oferecem cursos de LIBRAS e atividades religiosas voltadas aos surdos. Determinados templos são frequentados pelas comunidades surdas.

Como praticar LIBRAS?

O professor da Educação Especial e de AEE precisa dar continuidade ao aprendizado da LIBRAS ao longo de toda a vida profissional.

É necessário participar continuamente de eventos culturais e educacionais voltados à comunidade surda. Sejam esses eventos peças teatrais com atores surdos, encontros comemorativos com a presença de grupos de surdos, congressos e seminários na área da surdez.

Estamos enfatizando que é importante estar próximo a grupos de surdos Jovens e Adultos para manter-se atualizado e fluente em LIBRAS.

Estamos sinalizando que não se domina a LIBRAS fazendo apenas um Curso de LIBRAS, pois a língua só é aprendida quando é vivenciada e praticada.

O profissional de AEE pode reunir os alunos surdos que acompanha, em eventos das escolas, de modo a dar oportunidade de que TODOS usufruam da língua e de novos sinais que possam surgir e se modificar ao londo do tempo. A língua é viva. Vivencie LIBRAS!

Como ter acesso a dicionário de LIBRAS?

O dicionário de LIBRAS é um bom recurso. Não podemos esquecer de verificar os regionalismos. Ou seja, podemos consultar um sinal que tenha sido cunhado em São Paulo, e nos depararmos no Rio de Janeiro com outro sinal para o mesmo vocábulo.

Dicionário on-line em LIBRAS pode ser consultado em www.acessebrasil.org.br.  Clique no link Dicionário em LIBRAS e acesse vocabulário e  vídeos que mostram o sinal. O uso de dicionário em LIBRAS não é o suficiente para a escola e para os alunos surdos.

Solicitação de materiais impressos e mídias em vídeo voltados para a educação de surdos, como CD com dicionário de LIBRAS,  histórias infantis em língua de sinais (legenda em Língua Portuguesa), e outros materiais em vídeo, por exemplo, o Atlas geográfico, podem ser feitas com o INES.

Os interessados em adquirir os materiais do INES  que são distribuídos a nível nacional para as instituições e escolas, precisam enviar por fax a carta ofício da escola apontando o número de alunos surdos que possui e solicitando a inclusão da escola na Mala Direta do INES para o recebimento de materiais didáticos. Colocar endereço completo incluindo o CEP e e-mail da escola.

Lembramos que algumas Salas de Leitura das escolas da rede municipal do Rio de Janeiro receberam CDs e DVDs intitulados Educação de Surdos com lendas brasileiras, histórias infantis e outros materiais em LIBRAS. Estes materiais foram uma realização do  INES, SEESP/MEC.

Contato:

Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) – Divisão de Estudos e Pesquisas – Rua das Laranjeiras, nº 232. Laranjeiras. Rio de Janeiro.    CEP: 22240-001 Telefax: (21) 2285-7284 (21) 2205-0224 site: www.ines.gov.br e-mail: diesp@ines.gov.br

A escrita do surdo é diferente?

Necessário esclarecer ao público em geral e, principalmente, aos professores que atuam com crianças e jovens surdos, de que o desenvolvimento da linguagem do surdo, bem como a construção de conceitos, se dá por meio da LIBRAS como 1ª Língua, e da Língua Portuguesa, escrita, como 2ª Língua.

Em respeito a especificidade linguística, o surdo não deverá ser reprovado porque não faz o uso de conectivos ou não conjuga o verbo em língua portuguesa da forma correta. A gramática da LIBRAS é diferente da gramática da língua portuguesa

O que o Decreto 5.626 de 22/12/2005 prevê em seus dispositivos e artigos que as pessoas surdas e os alunos surdos tem prioridade na acessibilidade, na educação e na formação em sua língua de domínio, LIBRAS, e no ensino da língua portuguesa como 2ª língua.

É preciso compreender  que o surdo se utiliza das outras línguas, como línguas estrangeiras, mesmo do português. O português escrito e o inglês escrito pela pessoa surda pode mostrar erros gramaticais a serem superados com o exercício intenso de compreensão de outra língua que se dá a partir da leitura de textos variados e de recursos visuais.

O uso de imagens que apoiem o entendimento do texto e o uso de dicionário da língua estrangeira são efetivos quando em conjunto com a transposição de situações vivenciadas em LIBRAS.  A forma escrita em outra língua (seja em português, em inglês etc) se dá a partir da compreensão da situação com imagem e/ou da enunciação em LIBRAS .

É importante saber que o uso de tecnologias e de mídias também influenciam no desenvolvimento do letramento visual na língua portuguesa. O uso de mensagens escritas em “torpedo” pelo celular e em MSN, a troca de mensagens e de imagens pelas redes sociais no ORKUT, no Twitter e no facebook.

No mundo competitivo e globalizado de hoje, tanto a língua portuguesa quanto a língua inglesa são instrumentos essenciais para o uso da internet e na disputa de mercado de trabalho.

Isso significa que a pessoa surda  pode chegar ao mesmo patamar de uso escrito e domínio das ferramentas culturais da língua portuguesa, e na fase jovem e adulta pode necessitar desse instrumental tanto quanto o ouvinte. O trabalho da língua portuguesa como língua instrumental precisa ser intenso conforme já descrito por ser uma 2ª língua.

O surdo não pode ser penalizado pelo não domínio da língua portuguesa, estratégias de avaliação diferenciadas precisam ser oferecidas.


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