PROVA BRASIL

 1) Os alunos da Educação Especial prejudicam o IDEB?

Analisemos os números da Educação Especial no Rio de Janeiro:

A Rede Municipal possui 5.700 alunos da Educação Especial em turma comum, ou seja, 1% do total geral de 671.702 alunos matriculados. São exatamente 1,18% de alunos com deficiência e que não interferem em resultados globais de aproveitamento da Rede Municipal.

 2)  O aluno da Educação Especial pode ser retirado da sala de aula para NÃO FAZER a Prova Brasil?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) realizará a Prova Brasil 2011 em parceria com Estados e Municípios e sobre a aplicação das provas, o INEP sinaliza que “O tempo total estipulado para a realização das provas é de 2 horas e 30 minutos. Crianças portadoras de necessidades especiais também poderão participar.” 

O Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) considera que a oportunidade de participação da prova deva ser considerada pelo Diretor da Unidade Escolar.

 3) Quais são as considerações do IHA sobre a aplicação das provas por aplicadores externos?

O INEP indica que “As provas serão aplicadas por profissionais de uma empresa contratada exclusivamente para esse fim. Esses aplicadores são treinados e capacitados para manterem os critérios e a padronização dos testes em âmbito nacional.”

Caso as adaptações necessárias ao aluno da Educação Especial precisem da permissão da presença de um elemento a mais na sala de aula que será aplicada a prova (Professor de AEE, Intérprete de LIBRAS, Professor de Turma Comum ou Coordenador Pedagógico), será necessária a consulta prévia ao fiscal, antes do início da aplicação, para autorização das necessidades abaixo:

a) Auxílio de leitor/ledor: serviço de leitura de textos e de descrição de imagens, geralmente voltado para pessoas com deficiência visual ou com surdocegueira.

b) Intérprete de Libras: profissional habilitado para traduzir textos escritos e interpretar conversações em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Recurso utilizado para eliminar barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência auditiva.

c) Auxílio para transcrição: serviço para transcrever o que foi falado ou expresso pelo participante impossibilitado de escrever.

4) Quais são as considerações do IHA sobre a família que deseja que a criança ou jovem com deficiência participe da prova?

A oportunidade de acesso a prova deverá ser respeitada.

PROVA RIO, PROVAS BIMESTRAIS

 5) No caso das provas elaboradas pela Secretaria Municipal e Educação do Município do Rio de Janeiro, quais as adaptações previstas para os alunos da Educação Especial?

Maiores informações sobre as adaptações estão presentes na Coletânea de Textos publicados no site IHA Informa, em formato de livro, no texto 5 Orientações para realização de provas para alunos da Educação Especial (p. 95 a 99), em  https://ihainforma.wordpress.com/

6) É permitido auxiliar os alunos da Educação Especial durante as provas? O que é permitido fazer para apoiá-los?

Professores de AEE, Intérprete Educacional de LIBRAS, Instrutor de LIBRAS, Coordenador Pedagógico e Professor de Turma Comum, devem auxiliar diretamente o aluno, nas adaptações necessárias ao momento da prova, conforme autorizado pelo IHA, nos seguintes aspectos:

– Ler as instruções das provas para os alunos;

– Leitura oral das provas para os alunos;

– Leitura da prova por meio de sistema operacional com voz eletrônica;

– Orientação para o aluno por meio de sinalização;

– Usar instruções por sinais e imagens;

– Dar sugestões ou “dicas” extras;

– Respostas ditadas para um assistente [escriba de respostas];

– Realização do teste em um local tranquilo;

– Tempo extra para realização das provas;

– Intervalos nas sessões das provas.

 7) É permitido que os alunos da Educação Especial realizem algumas provas na sala de recursos? O que é permitido fazer para apoiá-los?

Professores de AEE e Instrutor Surdo de LIBRAS devem auxiliar diretamente o aluno, nas adaptações necessárias ao momento da prova, conforme autorizado pelo IHA, nos aspectos acima relatados, no item 6 e, excepcionalmente, é permitido que o aluno realize a prova na Sala de Recursos e/ou em Laboratório de Informática.

Caso a prova bimestral seja complementada como forma de atividade em Sala de Recursos porque o aluno necessita de tempo extra e/ou uso de equipamentos adaptativos e tecnológicos para execução da prova é permitida a organização e previsão da execução nesse outro espaço, da Sala de Recursos, ou em Laboratório de Informática.

Lembrando que os equipamentos adaptativos para a escrita, o uso de notebook com mouse adaptado e/ou acionadores, o uso de notebook/ computador com sistema operacional para pessoas cega/baixa visão com leitura em voz eletrônica, o uso de pranchas de Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) devam sempre ser transpostos da Sala de Recursos para a sala de aula de Turma Comum.

A oportunidade avaliativa será considerada para fins de acompanhamento do professor do AEE e da Escola sendo anotados aspectos importantes sobre o rendimento do aluno, em relatório, durante a execução dos exercícios da prova; anotações a serem discutidas com todos os professores da Unidade Escolar.


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2014

Setembro

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|Manuais| Conhecendo o PNE: Conhecendo 20 metas.

05.09.2014

|Fascículos| Todos podemos... é disso que se trata.

Junho

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23.04.2014

|Apresentações| Novos slides do Seminário Direito à Diversidade.

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|Apresentações| Novos slides do III Encontro de Educação Bilíngue.

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Novembro

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Junho

05.06.2013

|EOL| Educação OnLine - Nova Aba para estudos com dicas do IHA e materiais de outros pesquisadores.

Fevereiro

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2012

Dezembro

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|Documentos| Postamos as orientações para se constituir uma equipe de educação bilingüe voltada à surdez (LIBRAS / Língua portuguesa).

Outubro

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|Apresentações| Postamos as apresentações dos palestrantes principais do II Encontro de Educação Bilíngue.

Junho

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|Multimídia| Postamos o vídeo Poesia em LIBRAS sobre o Meio Ambiente .

Maio

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|Multimídia| Postamos o vídeo Carta da Terra Bilíngue.

Abril

19.04.2012

|Multimídia| Nova seção Vídeos TGD.

19.04.2012

|Multimídia| Nova seção Vídeos Educação Bilíngue.

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26.02.2012

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26.02.2012

|Multimídia > Oficinas de Tecnologia Assistiva| Postamos o vídeo da Oficina Vencendo Barreiras II.

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Novembro

23.11.2011

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Agosto

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Junho

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