EOL

Texto 1
“Aprendendo a ler com outros olhos: relatos de oficinas de letramento visual” por Tatiana Bolívar Lebedeff

O estudo investiga a concepção e o uso de estratégias de letramento visual naeducação de alunos surdos. A surdez, se compreendida como uma diferença linguística, apresenta uma gama de características singulares. Entre essas singularidades, encontra-se a língua de sinais, que é uma língua visual. Devido ao aspecto visual da língua de sinais, a educação deveria ser, essencialmente, visual. Entretanto, tanto professores surdos como ouvintes não costumam desenvolver propostas educativas baseadas na visualidade da surdez. Professores surdos e ouvintes costumam reproduzir práticas de ensino de língua escrita pautadas na fonética da língua oral, utilizando ferramentas orais e não visuais. É necessário instrumentalizar os professores de surdos comestratégias que respeitem a experiência visual dos seus alunos. Este trabalho apresenta o relato da realização de cinco oficinas de ensino de estratégias visuais para professores surdos.
Palavras-chave: letramento visual; surdez; língua de sinais; estratégias visuais.

Texto 2
“Lista de obras de literatura surda” com comentários

Lista feita com base nos variados estudos de KARNOPP [Produções culturais de surdos: análise da literatura surda], KARNOPP; KLEIN; LUNARDI-LAZZARIN [Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira], MOURÃO [Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais]; ROSA & KLEIN [O que sinalizam os professores surdos sobre literatura surda em livros digitais], dentre outros autores. Foi realizada uma breve síntese através de comentários sobre alguns títulos de literatura surda ou títulos que abrangem cultura surda.

Texto 3
Alternativas de letramento para crianças surdas (por Tatiana Bolívar Lebedef)

Trata-se de um estudo sobre o “Shared Reading Program”, ou Programa de Leitura Compartilhada que se baseia em estratégias de surdos ao lerem e contarem estórias para surdos. São princípios e estratégias importantes para pais e avós, irmãos mais velhos ou outras pessoas ao ler para as crianças surdas em Língua de Sinais

Texto 4
Por uma compreensão do letramento visual e seus suportes: articulando pesquisas sobre letramento, matrizes de linguagem e artefatos surdos (por Cristiane Taveira e Alexandre Rosado)

Este artigo investiga as práticas pedagógicas, analisando a questão visual e a necessidade de se ler a imagem como texto, e a importância do letramento verbal, lendo o texto como imagem.

Texto 5
Capítulo 5: Inclusão marco zero: é possível começar pelascreches? (por Enicéia Mendes)

O livro “Inclusão marco zero: começando pelas creches” está disponível na Sala de Leitura do IHA para empréstimo. Nesse trecho do capítulo 5 a autora aborda algumas pesquisas com norteadores para o processo de inclusão de crianças com deficiência em creches.

Texto 6
Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: dificuldadesde comunicação e sinalização deficiência física. Brasília, MEC, SEESP, 2006.98 p. (Educação Infantil 4)

Nessa síntese de partes que compõem o fascículo enfatizamos a prática pedagógica e as adequações necessárias ao recebimento do aluno com deficiência física no período da creche e da pré-escola.

Texto 7
Educação Infantil: Saberes e práticas da inclusão:dificuldades acentuadas de aprendizagem, autismo. Brasília, MEC, SEESP, 2004. 64 p. (Educação Infantil 3)

Nessa síntese de partes que compõem o fascículo focamos a pratica pedagógica e as mediações comportamentais necessárias ao aluno com autismo no período da creche e da pré-escola.

Texto 8
Cadê a síndrome de Down que estava aqui? O gato comeu… O programade Lurdinha (por Elizabeth Tunes)

Para a leitura do livro na íntegra, consultá-lo na Sala de Leitura do IHA. Este livro que
se constitui o “Programa de Lurdinha” é um apelo a observação. Neste trecho está a entrada da criança com Síndrome de Down na escola.

Texto 9
INDEX Título original: Index for Inclusion: developing learning and participation in schools. Esta é a nova edição substancialmente revisada e ampliada (por Tony Booth e Mel Ainscow)

Traduzido para o português brasileiro por Mônica Pereira dos Santos e João Batista Esteves (LaPEADE).


Pesquisa: O que você quer ver no IHA Informa
Pesquisa: O que você quer ver no IHA Informa
Divulgue o IHA Informa
Últimas atualizações do IHA Informa

2014

Setembro

08.09.2014

|Manuais| Conhecendo o PNE: Conhecendo 20 metas.

05.09.2014

|Fascículos| Todos podemos... é disso que se trata.

Junho

27.06.2014

|Apresentações| Novos slides da Jornada de Educação Especial.

Abril

23.04.2014

|Apresentações| Novos slides do Seminário Direito à Diversidade.

Janeiro

03.01.2014

|Apresentações| Novos slides do III Encontro de Educação Bilíngue.

2013

Novembro

02.11.2013

|EOL| Novos textos: Letramento visual, Educação infantil e Index para inclusão.

Julho

28.07.2013

|Apresentações| Os slides da Jornada de Educação Especial, ocorrida em julho, já estão disponíveis.

Junho

05.06.2013

|EOL| Educação OnLine - Nova Aba para estudos com dicas do IHA e materiais de outros pesquisadores.

Fevereiro

25.02.2013

|Apresentações| Postamos os slides da Semana de Capacitação 2013 - Temas Surdez/ Educação Bilíngue (LIBRAS / Língua portuguesa).

2012

Dezembro

03.12.2012

|Documentos| Postamos as orientações para se constituir uma equipe de educação bilingüe voltada à surdez (LIBRAS / Língua portuguesa).

Outubro

29.10.2012

|Apresentações| Postamos as apresentações dos palestrantes principais do II Encontro de Educação Bilíngue.

Junho

01.06.2012

|Multimídia| Postamos o vídeo Poesia em LIBRAS sobre o Meio Ambiente .

Maio

18.05.2012

|Multimídia| Postamos o vídeo Carta da Terra Bilíngue.

Abril

19.04.2012

|Multimídia| Nova seção Vídeos TGD.

19.04.2012

|Multimídia| Nova seção Vídeos Educação Bilíngue.

06.04.2012

|Legislação| Postamos o Relatório Mundial sobre a Deficiência da Organização Mundial da Saúde.

Fevereiro

26.02.2012

|Apresentações| Postamos Laboratório de LIBRAS e Específico de surdez – Estatísticas.

26.02.2012

|Multimídia > Oficinas do CTB| Postamos os vídeos da IV Mostra de Materiais Adaptados.

26.02.2012

|Multimídia > Oficinas de Tecnologia Assistiva| Postamos o vídeo da Oficina Vencendo Barreiras II.

2011

Dezembro

08.12.2011

|Documentos| Postamos as Orientações para o trabalho com alunos com Deficiência Múltipla (DMU).

Novembro

23.11.2011

|Legislação| Postamos o vídeo institucional Presidência da República Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência .

15.11.2011

|Apresentações| Postamos as apresentações dos principais palestrantes do I Encontro de Educação Bilíngue.

02.11.2011

|FAQ| Postamos novas perguntas sobre aplicação de Provas na aba FAQ.

Agosto

04.08.2011

|Manuais| Postamos os 10 fascículos da Coleção "A Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar" publicados pelo MEC.

Junho

20.06.2011

|FAQ| Novas perguntas respondidas sobre deficiência intelectual.

03.06.2011

|Vídeos do Youtube| Novo vídeo sobre a História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil.

Seções do nosso site

Caro professor,
Você pode acessar nossas seções via menu presente abaixo do banner principal dessa página, ao lado esquerdo. Atualmente nossas seções são as seguintes:

Documentos | Aqui postamos documentos e orientações aos professores da Rede Municipal do Rio de Janeiro.
Multimídia | Aqui postamos vídeos e outros recursos auxiliares ao professor.
Apresentações | Slides de apresentações feitas no IHA.
Legislação | Aqui postamos documentos regulamentando os direitos da pessoa com deficiência.
FAQ (Perguntas frequentes) | Aqui postamos perguntas que chegam com frequência por telefone ou via internet.
Sobre o IHA | Clique para saber quem somos e como nos contatar.

Como ler arquivos em PDF

Documentos são postados em PDF porque diferentes versões do Word desformatam os textos, que devem ser lidos e impressos uniformemente em todos os computadores.

Baixe o Adobe Acrobat Reader, programa gratuito, para ler os arquivos em PDF deste site.

Clique aqui para baixar o programa

Acesso os nossos arquivos
Sites sugeridos
Logotipo da prefeitura
Atualizações por RSS

Tecnologias usadas nesse site

Achamos por bem informar aqui que tipos de tecnologias usamos atualmente para compor esse site, pois são serviços gratuitos e que valem a pena ser divulgados:

Scribd.com | Postagem de documentos.
Mevio.com | Postagem de áudio.
Slideshare.net | Apresentações de power point.
Google Calendar | Agenda de eventos.
Google Maps | Localização e endereço.
Youtube.com | Vídeos on-line.
TED.com | Palestras de personalidades de todo mundo.

Expediente IHA Informa

Gestão de conteúdos

Cristiane Taveira, Pedagoga, Equipe IHA, Doutora em Educação pela PUC-Rio

Webmaster

Alexandre Rosado, Publicitário, Doutor em Educação pela PUC-Rio

Visitas ao nosso site

  • 393,538 acessos

%d blogueiros gostam disto: